Marketing-Mix

20-05-2021
os 4 ps do Marketing de Carlos Colaco

Define-se como pensamento estratégico uma abordagem que olha para o agora pensando no futuro , noutras  palavras, a capacidade de antecipar o efeito das suas ações, uma visão a longo prazo, criativa e orientada para a executar objetivos específicos. 

           OS 4Ps do Marketing


Este conceito como referi, já é um marco na história do marketing os tempos mudaram mas a ideia base desta doutrina permanece a mesma. 

-Então, mas podes dar alguns exemplos de como esta nova era mudou a nossa visão em relação ao marketing? 

- Claro que sim, aqui  vão alguns!


Mas bem então vamos lá, quais sãos os 4Ps do marketing?




Produto

Este é então, o primeiro P , produto como já tinha referido em cima tem de suprir um desejo ou uma necessidade do seu consumidor, hoje em dia é o cliente que produz a demanda pois é essencial as empresas adquirirem um conhecimento profundo dos gostos individuais dos seus consumidores, podemos chamar a isto personalização em massa.                                                                                         Este é composto por 4 componentes:

Marca

 Elemento de identificação, através da marca podemos criar um elemento forte de memorização e   diferenciação, podemos aqui escolher um nome que tenha a ver com o mercado que estamos   inseridos ou não.  É importante ter um nome inconfundível e não só depender de elementos visuais   pois no "espalha a palavra" esses elementos podem não estar presentes. Por exemplo o website   que  mais livros vende não é www.books.com mas sim www.Amazon.com sendo por isso melhor um   nome que se destaque em vez de um  genérico. Pode ser um : Nome                                                                                                                                                                   Termo                                                                                                                                                                    Logótipo                                                                                                                                                              Símbolo                                                                                                                                                                Design.

Serviços

 Para ter sucesso na venda de um produto é muito importante este passar por estas etapas:

Pré-venda

Resposta aos desejos de esclarecimento- Para os clientes é de grande importância o esclarecimento gratuito dos seus anseios de informação.

Informações- o envolvimento do cliente ultrapassa a transação propriamente dita, pelo que esta deve ser induzida pela prestação de informações detalhadas por exemplo, informações técnicas. 

Demonstração- é de grande importância mostrar como o produto funciona e o que podem esperar dele, por exemplo na industria dos jogos á muitas vezes um evento para demonstrar o gameplay do jogo em questão, este serve não só para demonstrar o que podemos esperar do jogo mas também como uma maneira de provocar interesse na sua aquisição.


Durante a venda


formação-  tamanhos, cores,...  é interessante haver um nível de customização que deixe o produto ao gosto do cliente.

Entrega ao domicilio-  escolha no que toca a entregas também é uma vantagem, poder escolher o prazo de entrega, o local bem como opções de rastreamento torna a compra mais credível  e mais atrativa.


Crédito- haver múltiplas opções de pagamento hoje em dia é muito benéfico, pois traz facilidade para que os consumidores adquiram o produto e evitar assim a desistência da aquisição por parte dos mesmos.

Pós-venda


Instalação- se houver necessidade que o produto passe por uma instalação, montagem,... é importante haver instruções que facilite este processo.

Garantia- sempre que compramos um produto se nos assegurarem que este tem uma proteção para caso de mal funcionamento ou algum dano que não dependa de nós, sentimo-nos muito mais seguros na sua compra, especialmente quando o seu valor é elevado.

Substituição temporária- vamos supor que compramos um smartphone e passado 2 semanas este não está a funcionar muito bem o que fazemos? Com toda a certeza vamos mandar para a garantia pois é novo!! Mas o problema é que se mandar o telemóvel para a garantia fico sem forma de contacto! e agora? é aqui que entra a substituição temporária, se a empresa emprestar um telemóvel mesmo de baixo valor que de para tapar as nossas necessidades comunicacionais, isto é, uma mais-valia tremenda!!! 


Embalagem

Embalagem é um instrumento de vendas que pode servir para chamar mais atenção para o produto, é também um meio que facilita o seu transporte e a sua distribuição. Optar pela criatividade!!                    Componentes: Cores                                                                                                                                                                    Formato                                                                                                                                                                Grafismo


Ideia do produto

A ideia do produto deve responder ás seguintes questões:

  • O que o cliente quer do produto, que necessidades satisfaz?

  • Quais recursos ele tem para atender a essas necessidades?

  • Como e onde o cliente irá usá-lo?

  • Como se diferencia dos seus concorrentes?                                                                                               


Aqui também é importante ver o ciclo de vida do produto que passa pela:

Introdução- Fase experimental, onde o produto é apresentado.                                                                Crescimento- quando o produto começa a ter uma boa aderência e á um aumento de vendas.              Maturidade- o produto já se provou necessário e tem as suas vendas consistentes.                                Declínio- quando existe uma nova proposta por parte da concorrência em relação ao nosso produto que seja mais atrativa de alguma forma. Mas isso é mau? não! agora é hora de trazer algo novo!


Os produtos podem falhar devido  a uma insuficiente analise do mercado, posicionamento inadequado ou a uma errada política de distribuição.


Preço

Ora muito bem, chegamos finalmente ao 2ºP, preço é quanto o seu produto vale para os seus consumidores.
Aqui a ideia da sua marca, influencia em muito o valor percetível pelo consumidor, o exemplo disso é que podemos dar 20€ por uma t-shirt da Zara ou 500€ por uma da Versace tudo depende da sua visão e do sucesso da sua estratégia.
Além claro, das contas que precisa de fazer em relação a custos fixos e custos variáveis.                    

São 2 fatores que determinam o preço:                                                                                                          Procura- reflete a quantidade vendida em relação ao nível de preços ( leia da oferta e da procura).      Estrutura de custos-  reflete o peso dos custos fixos e dos custos variáveis nos custos totais.   

Aqui destacam-se 2 estratégias:

Desnatação  

É uma estratégia que começa por cobrar o preço mais alto e vai diminuindo á medida do seu ciclo de vida, por causa das suas boas margens atrai o olhar da concorrência.

Penetração

Esta estratégia introduz se no mercado com um preço baixo, que ajuda a aumentar rapidamente as suas vendas e devido as suas baixas margens afasta a concorrência, o que acaba por aumentar a nossa quota de mercado.


Para concluir este 2ºp acho importante também referir que nem todas as carteiras são iguais por isso, penso que é de extrema importância haver aqui uma estratégia referente a este facto:


 

Distribuição

Onde chegamos? exatamente ao 3P, distribuição é toda a trajetória dos bens desde os produtos aos clientes. 

Quais as perguntas para um milhão de euros? 

    

  • Onde os consumidores procuram o seu produto ou serviço?

  • Os consumidores procuram por uma loja especializada ou num lugar mais geral, como um supermercado?

  • É mais voltado para e-commerce?

  • Em quais lugares estão situados os seus concorrentes?

                                                                                                                                  


Na distribuição existem canais como:

Canal direto

não existe intermediários, ou seja, o seu produto vai diretamente para o seu cliente o que permite um nível maior de interação com o mesmo e o custo é mais baixo.  

Canal indireto                                                                  

Canal indireto curto

Onde existe um ou mais intermediários, aqui o custo é maior por unidade, a linha de produção longa e os bens são complexos, existe um número reduzido de clientes e o prazo de entrega é longo.   

Canal indireto longo

É composto por 2 ou mais intermediários, no entanto o custo unitário do produto é baixo, o que significa que existe um grande número de clientes para um só produto, a entrega é imediata e estão geograficamente dispersos.   

Conforme a sua visão e pretensão do mercado, a empresa pode optar por 3 três tipos de extensão da cadeia de distribuição:

Distribuição Exclusiva - o produtor limita o número de intermediários, podendo manter um controlo de qualidade do serviço fornecido ao cliente, dando um senso de superioridade á sua marca e escassez.

Distribuição Seletiva - é uma distribuição que massifica a venda e controla a cadeia, o que continua a permitir que haja um controlo de qualidade.

Distribuição Intensiva - é quando o bem é colocado no maior número de locais possíveis, de modo a estar acessível ao maior número de potencias clientes.

Ex: cafés, gasolineiras, …    

  


Comunicação

E finalmente o 4º e último P!! Comunicação é o veículo que vai permitir passar a sua mensagem a quem mais importa!! Os seus consumidores!!

Aqui podo fazer o seu negócio dar um boom gigante, através da produção de conteúdos relevantes, interessantes ou mesmo engraçados poderá despertar nos seus clientes uma vontade de partilhar a sua mensagem por si, o que tornara o seu produto viral.

Os principais objetivos da comunicação são:

  • Informar

  • Recordar

  • Persuadir

 Se conseguir gerar emoção nos seus consumidores por certo terá um futuro muito promissor!


Perguntas importantes:

  • Quais os canais que o seu público usa mais para consumir informações? ‎
  • ‎Que tipo de mensagem tende a ser mais eficaz ao promover os seus produtos? ‎
  • ‎Qual é o período ideal para promover o seu produto? ‎
  • ‎Há alguma preocupação com a sazonalidade? ‎
  • ‎Como seus concorrentes planejam e realizam sua promoção?‎
  • como os meus consumidores podem promover o produto por mim de livre  e espontânea vontade? 


E por hoje é tudo espero que tenham ficado satisfeitos e espero que todo este conhecimento sirva para vos ajudar!! Mais uma vez muito obrigado por estarem este tempinho comigo e até a próxima!!


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