
Buyer Persona
Já ouviu a expressão " se me queres conhecer caminha nos meus sapatos"
Olá, seja bem-vindo de novo ao meu site, pois bem hoje é dia de explicar o que é o buyers persona e o porque dele ser tão importante para o seu negócio.
Tal como a expressão em cima diz, para ficarmos com uma boa ideia de quem é a pessoa temos de caminhar por uns dias nos seus sapatos e olhar com os seus olhos, de que maneira esta vê o mundo?
Cada um de nós passou por vários acontecimentos ao longo da vida, o que muda em muito a nossa maneira de O ver , este pode ser um lugar alegre onde a muito para fazer, para descobrir, pode ser um lugar assustador onde há obstáculos a superar e um caminho a encontrar.
AQUI o importante é perceber que apesar das nossas semelhanças temos muitas diferenças entre nós, temos sonhos que gostávamos de alcançar medos que gostávamos de superar e necessidades que gostávamos de ver supridas.
É aqui que entre a importância do Buyer Persona no Marketing, pois esta vai permitir ser mais assertivo nos seus produtos e nos seus conteúdos permitindo assim utilizar o seu capital no que realmente importa, não gastando desnecessariamente!!
O que é o Buyer Persona?
Buyer Persona é uma representação semifictícia criada por nós com dados reais para representar o cliente ideal da sua marca.
No fundo é uma vista mais aprofundada de quem é o seu público alvo, onde traçamos aspetos mais detalhados das pessoas que queremos como nossos consumidores, afim de podermos criar estratégias adequadas para os nossos objetivos.
Existe diferença entre Público alvo e Buyer Persona?
Público-Alvo
- Defenição mais ampla;
- Não fala sobre hábitos;
- Não se refere a alguém especifico;
- pessoas que podem querer o seu produto,....
Buyer Persona
- Definição especifica;
- Detalhes sobre hábitos, comportamentos, trabalhos e hobbies,...
- Personagem especifico;
- Consumidor ideal.
Como podemos construir um Buyer Persona?
Podemos começar por imaginar a vida de uma pessoa em especifico no seu dia a dia:
- Como ela o passa?
- O que faz?
- O que precisa?
- Quais as suas dores?
- Quais os benefícios que procura?
- No que acredita?
- Qual a sua visão de mundo?
- Tem família?
No fundo abordarmos tudo o que pode ser útil para que possamos saber o que esta pessoa procura enquanto produto, qual o tom de comunicação que mais aprecia quais os melhores canais de comunicação para chegar até ela, entre muitos outros benefícios.
Mapa de empatia!!
Esta é outra opção definir tudo o que esta pessoa é e representa, de forma a podermos perceber a melhor forma de a poder ajudar com os seus medos, inseguranças, problemas e desejos,....

O QUE PENSA E SENTE?
- Como a persona se sente em relação ao mundo?
- Quais as suas preocupações?
- Quais os seus sonhos?
o que vê?
- Como é o mundo que a persona vive?
- Como são os seus amigos?
- O que é mais comum no seu quotidiano?
O que ouve?
- Quais as pessoas e ideais que a influenciam?
- Quais as suas marcas favoritas?
- Quais produtos de comunicação consome?
O que fala e faz?
- Sobre o que a pessoa costuma falar?
- Como age?
- Quais os seus hobbies?

Depois de toda esta pesquisa feita é importante analisa-la e transforma-la em ferramentas para criar um perfil concreto e assim percebermos de que forma vamos criar o nosso conteúdo para que seja assertivo e vá de encontro a expetativa do cliente.
Não deixe passar esta ferramenta em vão pois ela é bastante poderosa, ao saber quem o seu cliente é vai poder criar produtos que sabe que existe uma necessidade!!