8Ps de Conrado Adolpho

22-05-2021

Conrado Adolpho, este senhor que se tornou uma lenda viva na área do marketing, tem para si um caminho que caso siga á risca, por certo irá chegar onde nem sonhava ser possível.                              Aqui vou fazer um breve resumo, do que é a proposta de metodologia deste senhor!! Pois o seu livro tem 843 páginas, imagine bem todo o conhecimento que este génio do marketing tem para lhe oferecer!!!! 

                  8Ps

A metodologia de trabalho, que não sabia que precisava!!


Pronto?? aperte bem o cinto e prepare-se para esta viagem!! 


1ºP Pesquisa

Este é o primeiro P, é a base para todos os outros Ps que aí vêm, se este não estiver no seu melhor então é impossível começar com o P direito.                                                                                                   Aqui é importante um conhecimento profundo sobre tudo o que engloba o seu negócio desde os seus consumidores, ao mercado que está inserido, á sua própria empresa! 

Perguntas a fazer relativamente ao consumidor?

  • Quem é o meu consumidor?
  • O que ele faz referente a trabalho ou mesmo hobbies?
  • Onde mora?
  • Qual a sua idade?
  • Quais os problemas que ele encontra no seu quotidiano?
  • Quais os seus medos/dores?
  • Quais as transformações tangíveis que buscam?
  • Quais as redes sociais/ sites mais usam?
  • Qual o seu poder aquisitivo?

Perguntas a fazer em relação a minha empresa e ao setor que estou inserido? 

  • Qual o segmento de mercado que estou inserido?
  • Quais os meus concorrentes diretos?
  • Quais as propostas que já existem no mercado em termos de produto/serviço e do que carecem?
  • Quais os preços praticados pela minha concorrência? 
  • Qual a visão e os objetivos que tenho para a minha empresa/marca?
  • Qual a melhor maneira de criar identificação com os consumidores?

Espalhada pela internet está o eco da voz mais poderosa que pode existir, o seu cliente!!!! 



2ºP Planeamento

Feita a pesquisa é hora de começar a planear!! Conrado Adolpho considera este um dos mais importantes P, pois é ele que vai ditar o sucesso dos restantes.                                                                Todo o planeamento tem por fim chegar a um determinado objetivo certo? Então primeiro que tudo é importante definir qual o seu objetivo!!                                                                                                             Definido o seu objetivo é importante pensar que meios vai utilizar para chegar até ele, seja pela criação de um site, de conteúdo nas redes socias, a forma que vai monetizar o seu produto, enfim  tudo o que lhe seja pertinente para o sucesso do seu plano.

Aqui é importante também definir qual vai ser a jornada do seu consumidor:

  • Como ele o vai conhecer?
  • O que vai fazer com que ele se identifique consigo?
  • De que maneira você vai fazer com que ele olhe para si como alguém que confia e respeita? 
  • O que vai assegurar que ele se torne seu consumidor assíduo?
  • criar um roteiro de interação.

"Depender da sorte para ganhar dinheiro é a melhor forma de o perder"



3ºP Produção

Agora é hora de meter as mãos na massa, fizemos uma pesquisa profunda para chegar ao mais intimo  do ser do seu consumidor, já planeamos todo um conjunto de estratégias para sermos uma referência no nosso setor e chegar ao cliente , agora é hora de produzir!  

O que podemos produzir?

  • Criar vídeos no youtube.
  • Criar um site.
  • Criar páginas nas redes sociais de destaque.
  • Páginas de venda e captura.
  • Criar email marketing.
  • CTA ( botões de chamada para ação).

80% conteúdo 20% vendas é a receita perfeita!! segundo Conrado Adolpho.



4ºP Publicação

Tudo a postos? finalmente o nosso trabalho vai ver a luz do dia!! chegou a altura do nosso projeto estar disponível aos nossos consumidores. É importante que todo o trabalho feito anteriormente esteja de tal forma bem feito que este vá aparecer no topo de pesquisas do google , para isso existe métodos como o SEO (search engine optimization) que otimiza o seu site de forma natural, ou então pode pagar para ter tráfego anunciando em veículos online ou offline ou ainda gerar tráfego através de um conjunto de técnicas utilizado em redes sociais.

Para que o seu site seja mais relevante este deve:

  • ter um layout simples e apelativo.
  • ser relevante para o público-alvo.
  • ser intuitivo, com poucos cliques o consumidor chega onde pretende.
  • ter um bom SEO.
  • ter um espaço onde os seus visitantes possam discutir ideias,...

A equipa deve ver um projeto como um todo!!




5ºP Promoção 

E chegámos  no 5ºP, , finalmente publicou o conteúdo que tanto tempo e amor você lhe dedicou, e cá estamos, publiquei o meu trabalho agora é só esperar a chuva de likes,  comentários e interações certo? certo????? depois deste trabalho todo o seu conteúdo está incrível mas parece que ninguém tem interesse, o que fiz eu de errado é a pergunta que lhe vem a cabeça, quer saber a resposta? nada!! não espere que as pessoas caiam do céu no seu site!! pelo menos não sem se dar a conhecer, a ir ver onde os seus potenciais consumidores andam e mostrar que você é alguém a ser ouvido.        Como pode fazer isto? um dos métodos é através de anúncios mas atenção não utilize anúncios para fazer vendas logo de caras!! o anúncio serve para puxar os seus potenciais clientes para a sua zona de engajamento e aí sim pode começar a trabalhar o seu cliente para atingir a venda. 

Feito isto como posso levar o cliente até a compra?

  1. Dar a conhecer á pessoa o problema que ela tem.
  2. informar que existem soluções para esse problema.
  3. mostrar que a sua solução é a melhor no mercado.
  4. levar o cliente até á sua aquisição. 



Sabia que o posso ajudar?



6ºP Propagação

Finalmente as coisas começam a encaminhar-se já conseguiu gerar tráfego, já existe algum interesse e já começa a ver resultados de todo o esforço até aqui, é hora de relaxar? Nem pense!! Agora é hora de levar o nome da sua empresa aos 4 cantos do mundo, deixar o vento espalhar o seu nome mundo fora e atingir patamares que nunca sonhou ser possíveis quando ainda se encontrava no 1P.

Mas como posso fazer isso?

  • criar uma marca com uma visão diferenciada.
  • oferecer produtos que sejam atrativos aos seus clientes.
  • nunca esquecer que a satisfação do cliente é o mais importante.
  • fazer com que o cliente sinta-se parte do seu conceito.
  • fazer com que  o seu cliente sinta orgulho ao ser representante da marca e ele próprio espalhe a palavra.
  • atingir pessoas que detenham algum nível de influência, para que a sua marca seja mais desejada, pois estas podem tirar fotos ou fazer vídeos com o seu produto e assim  você consegue captar parte da sua audiência.

Como já referi anteriormente a voz do consumidor é das mais importantes e ele pode determinar o seu sucesso ou apagá-lo do mapa!!



7ºP Personalização 

Aqui trata-se de mostrar que os seus clientes realmente importam e que você os conhece bem,  irá responder a todas as questões que estes lhes apresentarem e tratá-los como se os conhecesse de     ginjeira, pois duas pessoas que falam a mesma "língua"  entendem-se muito bem!!                          Para isso é importante adaptar o seu discurso a cada cliente no fundo fazer uma microsegmentação a nível dos consumidores.                                                                                                                                  A personalização deve estar presente durante todas as suas etapas de interação com os consumidores desde post nas redes sociais ao e-mail que lhes é enviado, aqui utilizar o nome do cliente cria um vinculo inacreditável.                                                                                                                Além de haver customização a nível da comunicação, também deve haver customização a nível de produtos. 

Como posso personalizar a experiencia do meu usuário ?

  • produtos semelhantes aos já adquiridos.
  • produtos que se conjuguem com o lugar que o seu cliente está e com o que procura.
  • conteúdos sugeridos.
  • opções de personalização dos seus produtos.



Cada um com a sua!!!




8ºP Precisão

E finalmente o tão esperado ultimo P!! Agora é hora de analisar tudo o que foi feito ate aqui, é hora de percorrer todos os Ps e ver quais tiveram mais sucesso e quais vão ter de sofrer alterações.

Imagine que tem duas campanhas em que investiu dinheiro, a 1º você investe 1€ e volta 2€ a segunda você também investiu 1 € mas desta vez ela dá-lhe um retorno de 5€, qual acha que faz mais sentido manter? O último P trata-se de fazer retificações aquilo que pode ser melhorado ao longo desta jornada que percorremos, e se há retificações a fazer onde vamos? Exatamente de volta ao 1P!! 

Que instrumentos pode usar?

  • ROAS (retorno sobre investimento em publicidade).
  • ROI (retorno sobre investimento).
  • Taxa de conversão.
  • LTV (receita gerada pelo seu cliente ao longo do seu "ciclo de vida").
  • Ticket médio ( valor em média que cada cliente gasta nos seus produtos/serviços).
  • CAC ( custo de aquisição de clientes).
  • Entre muitos outros,....



 se um plano não resultar não mude o seu objetivo, mude a sua estratégia!!



Impressionante não é? é tão bom ler, a leitura faz-nos ver o mundo através da mente de outras pessoas e ajuda-nos a alargar os horizontes, espero que tenha encontrado o caminho ;)  

Espero o ver mais vezes, até á próxima!!!! 

Vai se arriscar a perder o próximo artigo??

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